terça-feira, 22 de março de 2011

Qualidade de Vida e Programa de Saúde Preventiva

Saúde é um conceito que do ponto de vista científico, abrange às condições biopsicosocial em que o indivíduo está realisticamente vivenciando em seu dia-a-dia.
Nas empresas se formalizam uma convivência humana, titulada por sua necessidade de cargos, definida em sua estrutura de Organograma. Esta por sua vez, pode ou não permitir o desenvolvimento do funcionário, visando sua expansão profissional a partir de uma política de Cargos e Funções, ou impedir seu crescimento, face à ausência do Plano de Carreira e de Treinamento.
Ao analisarmos como os relacionamentos se desenvolvem dentro de uma empresa, compreendemos se esse processo pode ter reflexo no estado de saúde do funcionário. Existem empresas que impedem o funcionário de ir ao médico, fazendo uma vigília desnecessária à saúde do trabalhador.
Para Alguns gestores de Recursos Humanos, a empresa só precisa de lucro, as pessoas, são acessórios desse lucro, peças substituíveis da engrenagem, por isso, não podem consultar esse profissional regularmente, sendo advertidos e até mesmo ameaçados em seus Direitos Trabalhistas, sem levar em conta a real necessidade do funcionário quanto ao aspecto pessoal e familiar, visto que alguns gestores orientam o funcionário que só procure o médico quando do gozo de suas férias, ou seja, o funcionário tem que combinar com organismo que só pode adoecer uma vez por ano, exatamente no período de férias. Imagine quem é esse funcionário para essa empresa...
Meu interesse aqui é discutir a Saúde Física e Mental a partir de ações de relacionamento humano, que devem ser desenvolvidas de forma preventiva dentro das empresas, visando ampliar a qualidade de vida do trabalhador, e com isso, objetivar sua ampla capacidade produtiva, proporcionando bem estar ao capital intelectual, sendo essa uma das essências do setor de Recursos Humanos, ou seja, cuidar da pessoa do funcionário, visando o máximo de sua valorização e crescimento profissional.

Para isso é imprescindível analisar e colocar em discussão a Cultura Organizacional de uma Empresa. E o que é isso?
Entendemos por cultura organizacional o conjunto de Hábitos e Crenças estabelecidos por meio de Normas, Valores e Atitudes compartilhadas por todos os membros de uma organização, ou seja, a forma dinâmica de como a organização determina e permite o relacionamento interpessoal e grupal, como faz, e o que faz para aperfeiçoá-lo, objetivando um clima de maior satisfação funcional.
Vale lembrar que a maioria das empresas, cobra bastante uma postura ética de seus Recursos Humanos diante do cliente interno e externo, sem no entanto, dar exemplo cabível do merito as subordinações, quanto ao relacionamento com os superiores, visto que tem “chefe” que se quer deseja um bom dia, ou um até logo a seus subordinados, como se tal atitude não tivesse nenhuma relevância na dinâmica do relacionamento.
Visando combater esse desrespeito humano e assim modificar a empresa quanto seu aspecto cultural, podemos criar um Programa de Saúde Preventiva, com base em três Princípios: Ajudar; Educar; Encorajar.
1. Ajudar os funcionários a identificar riscos potenciais de saúde provido do relacionamento interpessoal, pois sabemos que o nível de tensão interpessoal é condutor de estresse possibilitando elevar o risco de doenças graves, tanto física quanto mental;
2. Educar os funcionários, ampliando sua consciência pessoal, através de palestras a respeito dos riscos de saúde provido de seu comportamento, como doenças cardíacas, alcoolismo, tabagismo, obesidade, dieta inadequada entre outras;
3. Encorajar os funcionários à mudar seu estilo de vida, através de exercícios físicos e incentivo ao lazer e a cultura. Nesse caso, a empresa pode dispor de área e profissionais adequados para estimular e sensibilizar os funcionários à conviver com a proposta de atividades preventivas implantadas. Bem como criar uma biblioteca, estabelecer convênio com acadêmia, patrocinar a arte em suas inúmeras expressões, etc.
Objetivando esses acontecimentos, o setor de Recursos Humanos deve ser o produtor de estímulos junto à outros setores, ampliando o debate interno sobre Saúde e Qualidade de Vida, convocando os funcionários para participar do Programa de Saúde Preventiva, que deve constar de reuniões semanais, com no mínimo uma hora de duração, agendadas com antecedência junto as chefias de setores, visando com isso, fortalecer a participação dos grupos para que o Programa tenha êxito e assim possibilite uma maior interação com os objetivos educacionais da organização, pois a empresa que planeja um futuro brilhante, precisa saber preservar seu capital intelectual.
O setor de Recursos Humanos deve começar estimulando os grupos à refletir sobre os seguintes temas básicos:
1ª - Estrutura Física: prédios, instalações, produtos e serviços;
2º - Padrões de comportamento: atitudes, normas, código de ética, etc;
3º - Valores e Crenças: rotinas, filosofias, estratégias e objetivos;
4º - Crenças inconscientes e conscientes: percepções, sentimentos e afetos.

Para que o Programa de Saúde Preventiva possa ser implantado, e assim ajude na mudança da cultura organizacional, o empresário e seus diretores devem acreditar que investimento em sáude, biopsicosocial, possibilita bons resultados produtivos e assim uma maior lucratividade, pois amplia e estimula a cadeia de relacionamento interno empresarial, refletindo uma imagem positiva na pessoa do funcionário, tendo reflexo em sua família, comunidade e sociedade em geral. Assim, faço o convite aos empresários de coragem, para que vivenciem o desafio do novo Paradigma Corporativo, segundo Claus Möller: “ Coloque os funcionários em primeiro lugar e eles irão colocar os consumidores em primeiro lugar”.
Ou seja, trate a pessoa do funcionário da melhor maneira possível e eles darão como retorno, maior comprometimento, maior lucratividade.
Quem não quer trabalhar em um ambiente que seja respeitado como pessoa?
Só quero lembrar que, se esse respeito existisse, o Brasil não teria criado a Lei do Assédio Moral.
Assim, para que não se pense que isso é demagogia intelectual ou filosófica, vamos às questões práticas. Quantos empresários você acredita que estão dispostos a fazer essa mudança de paradigma?
É bom lembrar que paradigmas são estabelecidos com o tempo e por isso são difíceis de serem modificados, pois fazem parte de uma conduta que dificulta a mudança de um padrão já existente.
Abrem-se aqui duas questões fundamentais:
1. Como as empresas tratam seus funcionários?
2. Essa forma de tratar, ou seja, de se relacionar, tem reflexo na produtividade e na capacidade lucrativa de uma empresa?
Se a resposta for sim, como acredito, esse é um bom argumento para a empresa investir em Programa de Saúde Preventiva, pois assim procedendo, estará investindo em Qualidade de Vida, estimulando ações de saúde para o trabalhador, que por sua vez irão resultar em:
1. Satisfação com o trabalho;
2. Possibilidade de manutenção de recursos Humanos;
3. Salário rentável;
4. Melhoria no Relacionamento Interpessoal;
5. Benefício familiar;
6. Reconhecimento social;
7. Elevação da Auto Estima;
8. Ética Profissional;
9. Maior comprometimento do funcionário com o resultado empresarial;
10. Clima de confiança e cooperação.

A aplicação do Programa de Saúde Preventiva poderá revelar algumas necessidades de mudanças e ajustamento gerencial, tais como:
1. Modelo de gestão e estrutura organizacional;
2. Reorganizações das tarefas;
3. Desdobramentos burocráticos;
4. Eficácia da produtividade;
5. Auto-percepção da pessoa;
6. Mudanças nos Padrões de cultura organizacional.


Quanto ao não investimento em Programa de Saúde Preventiva, isso possibilita um risco para a Qualidade de Vida e consequentemente à Saúde Mental, podendo gerar:
1. Alienação do Trabalhador;
2. Má Vontade;
3. Rotatividade de Recursos Humanos;
4. Declínio da Produtividade;
5. Comportamento contra producente, como: absenteísmo, roubo, sabotagem, entre outros;
6. Não propagação social do serviço da empresa;
7. Não aconselhamento à procura do setor de Recursos Humanos, visando atividade profissional.

Além disso, é importante lembrar que alguns Distúrbios Psicossomáticos e Transtornos Mentais podem ser provenientes do trabalho, principalmente quando a empresa estimula os funcionários a atingir metas, sem uma análise mais ampla do momento de mercado em que está inserida, produzindo excesso de cobrança sobre os trabalhadores, alterando suas respostas Fisiológicas e Mentais, tais como:
1. Aumento da Ansiedade;
2. Sudorese;
3. Doenças Gastrintestinais;
4. Acelerações Cardíacas;
5. Dor de Cabeça no Trabalho;
6. Estresse;
7. Disfunções Sexuais;
8. Hipertensão;
9. Insônia;
10. Depressão; entre outras.

Logo, as condições laborais, bem como as relações interpessoais que ocorrem no âmbito empresarial, influenciam diretamente a Qualidade de Vida dos funcionários.

Será que alguém duvida disso?
Basta refletir que a produção é imediatamente consumo subjetivo e objetivo, físico e mental. A pessoa ao produzir, consome sua capacidade intelectual, bem como suas forças vitais, durante seis, oito ou até mais horas de sua jornada diária de trabalho.
Assim, um Programa de Saúde Preventivo deve ser encarado como um investimento que possibilita o bem estar do homem, demonstrando o comprometimento que a organização tem ao produzir não apenas Bens, Produtos e Lucros, mas sim, Qualidade de Vida e Saúde Mental a seus Funcionários, demonstrando na prática sua responsabilidade social.
Ver o Homem é Olhar sua Aparência. Compreendê-lo é analisar sua trajetória de vida pessoal, familiar e social. Desenvolvê-lo profissionalmente é criar condições favoráveis à humanização das relações no Trabalho.
Somos responsáveis pela sociedade em que vivemos, e que desejamos aperfeiçoar e transformar.


“Pensamos demasiadamente,

Sentimos muito pouco,

Necessitamos mais de humildade

Que de máquinas.

Mais de bondade e ternura

Que de inteligência.

Sem isso,

A vida se tornará violenta e

Tudo se perderá”.
Charles Chaplin

segunda-feira, 14 de março de 2011

DVD Relacionamento Interpessoal na Empresa




Este DVD expressa minha compreensão na prática de Recursos Humanos e pode ser utilizado em Treinamento Empresarial, Palestras, Aula de Curso de Graduação de Administração, Ciências Contábeis, Psicologia Organizacional, Pós-Graduação de Gestão de Pessoas, com a duração de 42 minutos.

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Psicólogo e Professor Mauri Gaspar