terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Benefícios do Planejamento Estratégico de Recursos Humanos.

O conceito acadêmico nos reporta ao planejamento estratégico de uma organização, como aquele que está voltado à fomentar e direcionar a força de Recursos Humanos, visando realizar os objetivos empresarias.
Essa etapa de elaboração de um plano estratégico é de extrema valia, pois possibilita a empresa avaliar e pensar a ação prática de recursos humanos, contemplando sua estratégia gerencial futura e assim possibilitando uma maior clareza de propósitos, diagnosticando a capacidade de seu capital intelectual em executar as novas ações de mercado que serão implantadas, reduzindo o nível de tensão nas tomadas de decisões, eliminando o stress causado pela incerteza dos próximos passos.

Logo, o Planejamento de Recursos Humanos deve nortear ou estar de acordo com os princípios de Missão, Valores e Visão, bem como o plano estratégico da empresa como um todo, para que o mesmo possa ter o máximo de eficiência, e direcione uma qualidade no relacionamento interpessoal, visto ser necessário ao funcionário saber que seu trabalho é resultado de ações gerenciais planejadas e não de iniciativa pessoal de seu chefe.
Assim, as empresas devem construir uma Missão Empresarial, não como atributo filosófico que se pendura em uma parede para impressionar o cliente, mas sim expressar o verdadeiro pensamento através de sua Missão Empresarial, sendo essa missão uma reflexão que sinaliza o propósito para o qual a empresa foi criada.
Objetivando definir uma Missão Empresarial, os Gestores devem responder as seguintes questões:
Quem somos?
O Que fazemos?
Por que fazemos, o que fazemos?
Assim para se responder a esses questionamentos, faz-se necessário conhecer a empresa como um todo e assim clarificar e se comprometer com seus objetivos essenciais.

A Missão deve ser objetiva, clara, possível e, sobretudo impulsionadora e inspiradora para agregar valores aos recursos humanos. Podendo ser alterada se houver modificação no plano de negócios estratégicos. Se isso ocorrer, poderão ser modificados os valores e a visão.
Logo, ao definir a Missão estaremos revelando os valores empresariais ampliando o nível de conceituação estratégica, visando aperfeiçoar as relações humanas e nossa abordagem junto ao cliente externo.
Assim, os valores empresariais devem focalizar os funcionários, os clientes, os fornecedores e os parceiros diretos e indiretos, bem como a sociedade como um todo, visto que uma organização não pode existir sem estar diante de seu tempo cultural.
Na Visão Empresarial deve-se expressar a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e de seu futuro, refletindo sua expectativa daquilo que ainda vai chegar.

“A definição de visão é o primeiro fator que determina a duração do ciclo de vida organizacional, pois a visão cria um estado futuro, ambicioso e desejável que inspira e motiva as pessoas”.
Paula Laudares

Essa projeção da organização é revelada em um espaço de tempo, ou seja, se refere ao que a empresa pretende ser, em seu mercado.
Então, quando nos referimos a um Planejamento Estratégico Empresarial, estamos revelando o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda, e sua expectativa gerencial de resultados alcançados.
Alguns aspectos fundamentais devem ser analisados, visando compor uma boa estratégia empresarial de Recursos Humanos:
1º-Definir o nível institucional da organização, quanto ao interesse e objetivos dos funcionários envolvidos.
2º-Projetar a médio e longo prazo o futuro e o destino da organização;
3º-Envolver a empresa como um todo;
4º-Promover e ampliar o mecanismo de aprendizagem organizacional, investindo em política de treinamento.


Logo, o planejamento estratégico de RH deve ser realizado após estar pronto o planejamento estratégico organizacional, integrando os Recursos Humanos ao mesmo, adequando-os às diretrizes da organização como um todo.
Assim o Planejamento de Recursos Humanos estará adequado ao trabalho, significando que os gestores tem funcionários capazes e compromissados com o crescimento da empresa. Pois só se planeja Gestão Estratégica Empresarial e de Recursos Humanos com pessoas capazes de viver desafios, aceitar mudanças e expressar competência para os cargos que ocupam.
Acabe com a cegueira da sua empresa, eliminando o medo de implementação de novos processos administrativos e fortaleça o convívio com uma filosofia inspiradora para seu mercado, pois como diz José Saramago em seu livro Ensaio sobre a Cegueira,
“o medo cega”.
Defina sua Missão, seus Valores e sua Visão Empresarial. Dessa forma sua empresa estará pronta para viver os desafios de seu tempo!

Mauri Gaspar
Psicólogo e Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário