segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Razões Educacionais e de Cidadania para Votar SIM, Sendo a Favor da Divisão do Pará.

1ª – Censo Escolar 2010 revela que os Paraenses são os mais atrasados na escola a nível nacional.

No Pará, quase 40% dos alunos do Ensino Fundamental não cursam a série adequada para a sua idade, enquanto a média nacional é de 23,6%. No ensino médio, o problema atinge quase 60% dos alunos paraenses. Esse é uns dos problemas graves que ocorre exatamente por força das imensas distâncias entre as localidades.*

*Fonte: Jornal O Liberal. 14 de Julho de 2011. Caderno de Atualidades.

2ª - Greve dos professores da Rede Estadual de Educação que durou 52 dias parados, nem a Justiça e nem o governador fizeram o Sindicato voltar ao trabalho. O fato curioso é que no Governo da Companheira o Sindicato fez uma manifestação de panfleto distribuída nas escolas, dizendo que a mesma “pagou com traição”, ao pagar 0,25 centavos de reajuste salarial dos professores, porém o movimento não fez uma greve, muito menos, desgastante quanto essa.


Outra curiosidade é que no Rio Grande do Sul, Estado muito rico em relação ao Pará, o atual governador que é Companheiro vai pagar o Piso Salarial em 18 parcelas e o Sindicato local aceitou o acordo, enquanto aqui no Pará o Sindicato já a visa que de janeiro de 2012 a greve vai voltar se o governador não pagar o piso da forma que o sindicato propõe.
Honestamente, o prejuízo dessa lambança educacional e institucional será pago pelos filhos dos pobres e miseráveis, para quem a escola pública é a única esperança de estudar e conseguir diploma para ascensão social... Os filhos dos sindicalistas podem estudar, bem como os netos do governador, pois tenho a impressão de são matriculados em escolas do ensino privado, e talvez morem no Pará...

3ª - O resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, divulgado no último dia 18 de novembro de 2011.

Para melhor mostrar essa realidade observe que a avaliação do ENADE classifica as instituições de educação superior em três categorias:

As Notas de 1 a 3 são consideradas insatisfatórias, 3 a 4 razoáveis e de 4 a 5 excelentes.

VAMOS VER NOSSA TRAGÉDIA EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR:

No Estado do Pará apenas metade das 31 instituições de ensino superior foram classificadas com o desempenho satisfatório no ENADE*. Isto mostra à ineficiência do Estado do Pará em Educação Superior.
*Fonte: Jornal “O Liberal”.

4ª - Brasil recentemente saiu de 18 para 30 bilionários que foram incluídos na lista das pessoas mais ricas do mundo, pessoas que tem mais de UM bilhão de patrimônio pessoal, e esses brasileiros juntos somam ativos de US$ 131.4 bi, quase 6% do PIB nacional.

Nenhum deles é cidadão paraense, pelo menos que tenham declarado sua riqueza de forma transparente ao Ministério da Fazenda.

5ª – Os inúmeros casos de Corrupção na Política Pública Paraense, originária de políticos que moram em Belém, incluindo um governador que desviou 10 milhões do Banco do Estado do Pará, nunca foram julgados e por isso eles estão em liberdade. Uma Governadora que sai do poder sem aprovar suas contas no Tribunal (do Faz) de Contas do Estado do Pará, que tem conselheiros que respondem a inúmeros processos judiciais por fraudes em suas áreas de atuação, além de processos éticos.

Todos esses senhores (as) da “ética” e da política paraense não querem a separação, bem como o governador atual. Eles querem falar dos políticos de outros estados sobre fraude. Por que não falam de seus atos contra a sociedade paraense e os atos de seus amigos, pois é muita coincidência que todos são contra a separação do estado, porém não revelam quantos processos eles todos respondem, no eterno berço esplendido da liberdade ou quem sabe libertinagem jurídica brasileira. Eles juram que tem vontade de trabalhar pelo Estado do Pará, se você quer acreditar nisto, retire de seu cérebro a memória da História Política do Pará, Pós-Ditadura Militar. A sociedade Paraense não Aguenta mais esse fascismo ideológico.

Chega de hipocrisia, falem que vocês não querem a separação para manter benefícios pessoais e familiares, ou então apresentem argumentos científicos e não leigos eleitoreiros, como por exemplo, seus projetos de desenvolvimento econômico do Estado, antes das próximas eleições, façam algo, mas, por favor, parem de roubar e mentir... O jogo da seleção brasileira no mangueirão não tem relevância no cenário do atual do Estado do Pará.

6ª – O Caso da Assembléia Legislativa do Estado do Pará – ALEPA. Recentemente seis denúncias oferecidas pelo Ministério Público e aceita pela justiça comum paraense: entre elas, fraude em processos licitatórios; funcionários fantasmas na folha de pagamento; diferença entre crédito bancário e folha de pagamento; entre outros... São milhões desviados... Isso recentemente...

7ª – Desvio de verbas nas obras do PAC no Pará, o valor passa de 31 milhões de reais. Assim, nunca sairá a BR-163. Este valor é estimado pelo Tribunal de Contas da União.

8ª – O Pará é Bi-campeão em promover péssima Qualidade de Vida à seus habitantes, no ano passado, já se encontrava nesta honrosa colocação no ranking nacional, e neste ano está a frente do Estado de Alagoas, que é o último do País. Ou seja, somos o 26º em desenvolvimento humano. Ainda querem comparar o Pará com o Maranhão, Piauí e Amapá, todos esses tem salários mais altos. Não precisamos de ilusão, o ranking brasileiro diz tudo.

9ª – Belém possui a 25ª colocação em Educação, quando tratada como município, no Brasil;

10ª – Belém possui a 25ª colocação em Saúde, quando tratada como município, no Brasil;

11ª – Nenhum município paraense aparece entre os quatrocentos mais desenvolvidos do Brasil; Belém, enquanto município é o 472ª no ranking nacional.

12ª – Não querem separar, mas Santarém, Futura Capital do Estado do Tapajós, no ranking paraense de desenvolvimento municipal, que avalia qualidade de vida está em 16ª posição ficando atrás de Oriximiná.

13ª – Não querem separar, mas Marabá está atrás de Parauapebas no ranking de desenvolvimento municipal quando se fala em qualidade de vida.

14ª – Na Educação, Belém, enquanto município aparece em 22ª no ranking paraense;

15ª – Na Saúde, Belém, enquanto município aparece em 4ª lugar entre os municípios paraenses, ficando atrás de Brasil Novo, Canaã dos Carajás e Parauapebas, segundo o estudo realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

16ª – A Saúde pede socorro! A mãe que quer ter filho na Santa Casa não sabe se poderá contar com o Serviço de obstetrícia, no momento em que mais precisam da referida maternidade, pois desde 2008 morreram várias crianças no momento de nascer.
17ª – Remo e Paysandu estão longe da série principal do Futebol brasileiro em função da pobreza do Estado Paraense.

18ª – A Pecuária Paraense é uma das menos competitivas, apesar de seu forte rebanho ser considerado o 5º do Brasil, no abate é o 9º colocado.

19ª – O Estado do Pará tem péssimas Estradas Estaduais e Federais, algumas não deveriam ser chamadas de estradas, pois não passam de um lugar de atoleiros de veículos. Sejam eles, leves ou pesados.


20ª – O Pará tem prostituição infanto-juvenil, com crianças de dez anos se prostituindo no interior do estado, sem que o Governo do Estado tenha feito algo para combater essa perversa exploração humana (Leia o meu artigo aqui no blog: “Um Breve relato Sobre o Estreito de Breves”).

21ª – As chacinas continuam no Estado do Pará, agora foi aqui em Icoaraci, seis jovens foram assassinados sem motivo nenhum. O Pará é um Estado que não promove Política de Segurança Pública, porém aluga e compra carro para polícia, mas não qualifica e nem se valoriza este profissional.

22ª – A violência da falta de água, sem contar com a péssima qualidade para o consumo humano. Em todos os municípios paraenses, esta agressão reina absoluta.

23ª – A farra dos políticos pedófilos premiados pela impunidade judicial. Muitos desses que são contra a separação querem permanecer mandando no Estado de dimensão continental e assim poder continuar maltratando a vida dessas crianças.

24ª – Greve dos Médicos em Belém.

O que acontece no interior deste imenso estado... Falta de médico em todos os municípios... Aqui no Pará, atualmente as pessoas morrem também por falta de infra-estrutura e de recursos humanos adequados para cuidar da saúde.

25ª – O Estado do Pará não investe em Hidrovias e nem moderniza seus Portos, com isso vivemos sobre um alto índice de custo de vida. Aqui tudo é mais caro em relação a outras capitais brasileiras.

26ª – Com a divisão os novos Governadores, Senadores e Deputados irão morar nas cidades capitais, com isso a população dessas cidades terão como reivindicar melhoria da qualidade de vida. Hoje isto é impossível.

27ª – As Universidades, tanto Estadual como Federal serão triplicadas, pois está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, sendo a União obrigada a repassar 18% de impostos federais, além de 25% do Estado e 25% do município. Essa ampliação da universidade significa impulsionar o crescimento intelectual da população, diminuindo os rebanhos políticos eleitoreiros. Além de possibilitar a criação de todos os cursos que existem nas universidades brasileiras atualmente, bem como concursos em diversas disciplinas e área de atuação administrativa como um todo.

28ª – Um dos grandes benefícios produzidos pela reestruturação geopolítica do atual estado será o aumento do poder de justiça dentro dos novos estados, pois haverá concurso para Juízes e demais cargos judiciários, realizando um sonho, tornar a justiça mais eficiente, claro que isto é ruim para a bandidagem de Terno paraense.

29ª – Combater a Miséria e a Pobreza do povo, além do analfabetismo e o atraso cultural.

30ª – Sou nascido em Belém! Eu Voto SIM, pois tenho Fome de Justiça Social.


E Você, tem Fome de Quê?


Mauri Gaspar

Psicólogo e Professor


Nenhum comentário:

Postar um comentário