Conferência Ministrada pelo Professor Mauri
Gaspar.
1º Slide
O Psicólogo Social Erich Fromm, analisa:
•
O caráter social tem uma função que: “consiste
em moldar e canalizar a energia humana em uma determinada sociedade, para que
esta possa continuar funcionando, continuamente” (1976).
2º Slide
O Relacionamento Humano no modelo econômico:
•
O ser humano no capitalismo passa a ser uma
expressão das relações de produção e distribuição de mercadorias.
•
Erich Fromm revela que: “nosso caráter é
engrenado para trocar e receber, para transacionar e consumir: tudo, os objetos
espirituais como os materiais, torna-se objeto de troca e de consumo”.
•
Relacionar-se é trocar, é contato para expansão,
é necessidade de vida.
3º Slide
Marketing de Relacionamento:
•
Segundo
Morgan e Hunt o marketing de relacionamento consiste em “todas as atividades de
marketing voltado a estabelecer, desenvolver e manter troca relacional bem
sucedida”.
(Adesivo colocado dentro de um banheiro de Posto de combustível)
4º Slide
Berry definiu Marketing de
Relacionamento como:
•
A atração, a manutenção de relacionamentos com
clientes.
•
Enfatiza que a atração de novos clientes deve
ser vista apenas como um passo intermediário no processo de marketing.
5º Slide
•
Solidificar relacionamentos, transformar
clientes indiferentes em leais e servi-los é que deveria ser considerado
marketing (Berry, 1992).
•
Marketing de relacionamento é a busca da
conquista do cliente e a necessidade de planejar sua permanência por maior
tempo possível.
6º Slide
Quatro Características do
Marketing de Relacionamento:
> Interatividade: o cliente
toma quando quer a iniciativa do contato, como receptor e emissor das
comunicações;
> Personalização: todas as ações são direcionadas e personalizadas. As empresas
podem e devem dirigir mensagens distintas a cada cliente, adequadas às suas
circunstâncias historiais.
(Cliente tem sua demanda e sua forma de atuar. Cabe à empresa
traçar ações específicas a cada perfil econômico)
traçar ações específicas a cada perfil econômico)
7º Slide
> Memorização: todas as ações
deverão ser registradas em memória contendo à identidade, os dados, as
características, preferências e detalhes das interações mantidas com os
clientes.
> Receptividade: as empresas
devem passar a falar menos e a escutar mais. Além do mais deverão permitir que
seja o cliente quem decida se quer ou não manter uma relação, quem defina a
forma de comunicação e se a quer manter ou alterá-la.
(O cliente define sua atuação e a empresa procura mantê-lo atraído)
8º Slide
Marketing de Relacionamento
•
É criar um processo onde a empresa busca
construir alianças de médio a longo prazo com clientes atuais, procurando
alicerçar a atividade do comprador com a do vendedor, elaborando ferramentas
que facilitem um diálogo estratégico de mercado.
(A empresa cria sua estratégia de marketing, objetivando atrair para fidelizar)
9º Slide
Objetivos do Marketing de
Relacionamento
1. Compreender as necessidades
dos clientes;
2. Tratar os clientes como
parceiros;
3. Assegurar que os empregados
satisfaçam as necessidades dos consumidores;
4. Prover os consumidores com a
melhor qualidade possível relativa às necessidades individuais.
(Reuniões com os funcionários são necessários para um ótimo relacionamento com o cliente)
10º Slide
Estratégia do Marketing de
Relacionamento
•
A empresa deve considerar todos os
relacionamentos que influenciam na satisfação dos clientes, entre os quais:
relacionamentos com fornecedores, relacionamentos laterais (concorrência, governo),
relacionamentos internos, relacionamentos com o cliente, relacionamento com a
comunidade local e seu reflexo mundial.
(A empresa tem que criar ações que possam melhorar a vida da comunidade onde esta inserida. Isso é marketing de relacionamento).
11º Slide
Marketing de Relacionamento
•
Se refere a todas as atividades dirigidas a
estabelecer, desenvolver e manter as trocas relacionais de sucesso.
•
Envolve a criação e distribuição de valor
através da cooperação mútua e interdependência, entre o cliente e a empresa.
12º Slide
Desenvolvendo o Marketing de
Relacionamento
•
Desenvolve-se por meio das parcerias que são
estabelecidas com clientes e com todos os agentes que influenciam a satisfação,
bem como por meio dos programas de relacionamento de fidelização, sustentados
por bancos de dados de marketing, utilizando-se da comunicação direta e
interativa (malas diretas, telemarketing, redes sociais, etc...) para acessar
os clientes e mantê-los informados das ações promocionais da empresa.
(Fidelizar é a arte de marketing de relacionamento para manter cliente).
13º Slide
•
Berry (1992) sugere três níveis de Marketing de
Relacionamento estabelecidos em suas ações táticas.
•
1º nível – Deve ser oferecidos incentivos
financeiros para que o cliente permaneça fiel. É comum, nesse nível, a prática
de programas de desconto para as compras.
•
2º nível - O relacionamento se sustenta em
barreiras sociais que dificultam o rompimento do relacionamento das partes
envolvidas, tais como a personalização e a customização do relacionamento.
(Personalizar a publicidade, envolve originalidade)
14º Slide
•
Por exemplo: comunicações regulares com os
clientes chamando-os pelos nomes, provendo a continuidade do serviço pelo mesmo
representante de vendas e aumentando o serviço básico por meio de atividades
educacionais ou de entretenimento, tais como treinamentos, seminários, festas,
viagens, etc.
(Marketing de relacionamento deve criar um elo de serviço oferecido ao cliente).
• 3º Nível - Sustentabilidade em soluções
estruturais para importantes problemas dos clientes. Quando o Marketing de
Relacionamento oferece valores agregados que são difíceis ou caros para o
cliente e que não são facilmente disponíveis em outro local, cria-se um forte
fundamento para a manutenção e o incremento do relacionamento.
15º Slide
Resultados esperados do Marketing
de Relacionamento
•
1º - Maior qualidade de produtos e serviços;
•
2º - Maior satisfação do cliente;
•
3º - Lealdade do cliente;
• 4º - Maior lucratividade.
16º Slide
Reflexão Final
Reflexão Final
"Relacione-se melhor, e seu cliente será melhor". (Gaspar, 2015).
Focalize seu crescimento atuando com competitividade e ética social; (Gaspar, 2015).
Prof. Mauri GasparFocalize seu crescimento atuando com competitividade e ética social; (Gaspar, 2015).
“A felicidade é a aceitação corajosa da vida”. Erich Fromm
“Você tem que parar para mudar de direção”. Erich Fromm
“A principal tarefa na vida de um homem é a de
dar nascimento a si próprio”. Erich Fromm
17º Slide para agradecimento
Obrigado!
•
E-mail: prof.mauri@hotmail.com
•
Facebook: https://www.facebook.com/MauriNLGaspar/?ref=hl
•
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=aY1MYPrMrAg
•
Contato: (91) 98183-9966
18º Slide
Referências
•
BERRY, Leonard L. Serviços de marketing:
competindo através da qualidade. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Maltese -
Norma, 1992.
•
FROMM, Erich. O Medo à Liberdade. 4ª edição, Rio
de Janeiro, Zahar, 1965.
•
FROMM, Erich. Psicanálise da Sociedade
Contemporânea. 8ª edição, Rio de Janeiro, Zahar, 1976.
Amigo!!! primeiramente feliz 2016!!! Eu e a Ligiane estamos iniciano no MMN, e o MRR é fundamental. Sua explanação já esta e irá me ajuda no desenvolvimento do meu trabalho. Um grande abraço!!! Cleiton.
ResponderExcluirOi amiga.
ResponderExcluirMuito obrigado e vamos realizando sempre um trabalho educacional.
Forte abraço.