quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Importância do Relacionamento Estratégico

O relacionamento empresarial estratégico é o princípio que norteia e orienta os funcionários de uma empresa, podendo estabelecer condições que formalizem as relações humanas, servindo de base filosófica para a criação do código de ética da empresa, bem como, de viés para formalizar as normas de atuações junto ao mercado de prestadores de serviço, consumidores e sociedade em geral, revelando um conjunto de procedimento capaz de expressar sua personalidade comercial.
Assim, a importância do relacionamento estratégico ajuda definir a forma de gestão em várias áreas da organização, pois tudo que uma empresa faz passa pela força de sua comunicação, seja verbal ou escrita, visto esse procedimento ser capaz de elucidar o que a empresa deseja que aconteça em várias áreas, desde o contato com o fornecedor, funcionários e clientes externos, sendo este último, o público alvo de todas as empresas.
Outra forma de relacionamento estratégico é o marketing, onde a empresa lança suas idéias ou produtos, através de estudos de mercado, elaborando o perfil do consumidor, sendo esse vitalizador para o sucesso de sua campanha publicitária.
Para que o marketing tenha efeito desejado, a empresa precisa recorrer à técnicas de pesquisa de mercado, escolhendo uma metodologia capaz de ser aplicada em seu segmento, não devendo copiar ações de outras organizações que possuam mercado diferente do seu, visto o perfil do consumidor ser o principal sensor que vai orientar o trabalho metodológico de pesquisa.
Ao elaborar o projeto de campanha publicitária, esse deve constar de todas as prerrogativas científicas de um projeto, capaz de revelar a empresa o nível de investimento financeiro, contemplando informações de ordens éticas e de tempo do investimento, bem como os tipos de veículos de comunicações que devem ser utilizados.
Logo o relacionamento empresarial estratégico é essencial para uma organização vencedora, por isso vou citar outros aspectos que podem ser estudados.Entre eles:
 Definição da Estratégia de Atendimento ao Consumidor (pessoal e tecnológica);
 Ambiente de Trabalho Saudável (as pessoas produzem mais, onde são felizes);
 Análise do Mercado Consumidor (leva a empresa ter cuidado para não perder seu consumidor para seus concorrentes);
 Desenvolver o Capital Intelectual da Empresa (é uma estratégia de médio a longo prazo, visando ampliar e aperfeiçoar a força de seus recursos humanos);
 Eficiência em Recrutamento e Seleção (ajuda a empresa a atrair os melhores candidatos do mercado, mostrando a força de seu relacionamento);
 Dinâmica de Poder na Empresa (sendo um aspecto importante para ser analisado);
 Conflitos Interpessoais (inevitáveis, porém necessitam de maturidade gerencial);
 Relações Trabalhistas (devem ser transparentes, visando o crescimento do grupo);
 Questão do Assédio Moral (deve ser evitado a todo momento).
Ao focalizar um relacionamento estratégico, observando sua complexidade e variações metodológicas, a empresa avança de forma planejada e transparente, impedindo que ocorram erros primários na condução de sua administração.
Esses aspectos que citei fazem parte de meu dvd sobre Relacionamento Interpessoal na Empresa.

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