segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Resultado da Educação Superior Paraense no ENADE.

O resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, divulgado no último dia 14 de Janeiro de 2011, mostra a ineficiência em Educar, visto que o Estado do Pará ainda não se dispõe a educar para libertar seu povo da ignorância.
A avaliação do Enade classifica as instituições de educação superior em três categorias:
Notas de 1 até 3 são consideradas insatisfatórias, sendo que 3 à 4 razoáveis e de 4 à 5 excelentes.
No patamar de 1 à 3 estão todas as Faculdades e Universidades do Pará, leia o quadro abaixo, onde estão as notas alcançadas pelas instituições educacionais de nível superior no Estado do Pará.
Observe que as notas não serão Superiores ao número 3, lembre-se, nível insatisfatório.

VAMOS VER NOSSA TRAGÉDIA EDUCACIONAL:
FACI – 2.8604, sendo a “melhor” classificada;CESUPA – 2.5946, UFPA – 2.3099, Faculdade Integradas Ipiranga – 2.2335, Centro Universitário Luterano de Santarém – 2.2244, Faculdade do Tapajos – 2.2066, FIBRA - 2.1644, UNAMA – 2.1285, IESAM – 2.0325, UFRA – 2.0129, FABEL – 2.0412, Faculdade de Castanhal – 2.0207. UEPA – 2.0057, Faculdade de Tecnologia da Amazônia – 1.9582, Instituto Esperança de Ensino Superior – 1.9563, IFPA – 1.8760, ESMAC – 1.7470, Faculdades Integradas do Tapajós – 1.7320, ESAMAZ – 1.6133, Faculdade de Itaituba – 1.6001, FEAPA – 1.5041, FAAM – 1.4993, FAPAN – 1.4840, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – 1.0282, Faculdade Pan Americana – 0,8255.
Fonte: Jornal “ O Liberal”, 14/01/11.


A metodologia desse exame consiste em aplicar avaliações para alunos que estão ingressando no ensino superior, e aos que estão concluindo, objetivando avaliar o nível qualificativo dos cursos. A escolha dos alunos é aleatória, sendo o aluno indicado a fazer a prova em dia e hora previamente marcados pelo MEC em Rede Nacional.
Observamos que das 26 instituições que realizaram a avaliação, nenhuma conseguiu passar de 2 pontos, e que menos da metade não alcançou 2.Esse resultado reflete à necessidade de um maior investimento na infra-estrutura da Educação de Ensino Fundamental e Médio nas Escolas Paraenses, e na melhoria do nível salarial dos professores da rede publica e privada, visto que esse profissional tem que garantir sua renda familiar com acumulo de funções extra escolar, buscando com isso melhorar sua qualidade de vida e inserção social.
A quantidade de Escolas Superiores no Estado do Pará não foi capaz de revelar uma melhoria no nível cultural do povo. Assim essa estratégia de multiplicar escolas sem se preocupar com a qualidade de ensino e infra-estrutura escolar, tem colocado o ensino paraense junto ao cenário nacional, em precárias condições de competitividade.
Também é bom lembrar que as escolas públicas do Estado, como um todo, estão em precárias condições de infra-estrutura, pois não são os laboratórios de informáticas, priorizado pelos políticos locais, que mudam a educação, são ferramentas importantes, mas a essência da educação está no vínculo docente – discente e esse apresenta-se em déficit em sua ação pedagógica.
O político paraense precisa deixar de usar a educação como fonte de empreguismo partidário e de manipulação de massa, e aceitar a tese de que a Educação é Libertação, visto ser um instrumento social de proliferação do conhecimento, e assim possibilitar produzir uma reflexão profunda sobre a sociedade, sendo capaz de mudar o horizonte de uma nação.
Caso isso ocorra, no mínimo, acompanharemos o desenvolvimento intelectual dos outros Estados Brasileiros.

Universitários Paraenses, estudem mais, cobrem mais de seus professores aulas expositivas dialogadas, e assim ajudem a mudar essa triste realidade.

Um comentário:

  1. Isso é uma vergonha para nos estudantes da Univesidade Federal do Pará, ter decaído tanto. Nos exames anteriores do ENADE a UFPA conseguia sair-se razoavelmente bem. Na realidade esse exame não condiz com a atual realidade do aluno e o que vem sendo aplicado em sala de aula no ensino médio e é presiso salientar que está precário. Ao ingressar no ensino superior fica sem saber para que serve esse exame.

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