sábado, 29 de janeiro de 2011

Gestão de Pessoas, Capital Intelectual e Sucesso.

Gestão de pessoas é o gerenciamento que envolve a busca da habilidade e conhecimento da ação humana no que se determina chamar cargo e função. Esse
gerenciamento visa compreender e estimular o avanço do capital intelectual, de forma ordenada e motivadora.
O gestor necessita compreender a ação do homem como reveladora do ato de pensar e só depois, agir. O Capital Intelectual, surge quando se estimula o ato de pensar dentro de uma empresa, respeitando a natureza do cargo e o que representa sua produção.


Produzir é fazer, é ação, é mudar, é buscar, é realizar algo em prol da condição de continuar trabalhando, visto que toda remuneração é resultado de produção. Logo, o capital intelectual, deve ser estimulado pelos líderes, com o foco na Produção, percebendo a necessidade de treinamento de seu pessoal para elevar o nível cognitivo da organização, visando o aumento do capital financeiro. Produzir visa suprir necessidades dentro de um quadro dinâmico direcionado pelo mercado entre empresa, sociedade e capital intelectual, pois tudo que se produz deve beneficiar o homem, a sociedade local e o mundo como um todo.
Assim, Produção é Vida, é o bem maior da empresa, referenciando seu produto para que o mercado reconheça sua importância, ou seja, a vida de uma empresa está relacionada diretamente com o que produz, analisando o desejo da sociedade no campo biopsicossocial, objetivando atender em produtos, os anseios humanos.



Por exemplo, observe o fenômeno dos computadores na vida das pessoas atualmente, porém lembre-se que equivale à importância da máquina de escrever a 30 anos atrás.



O que se produz é o que tem interesse social, as lembranças são arquivos produzidos e memorizados.
No ato de Pensar, já estou produzindo Vida, satisfazendo alguma necessidade revelada pelo insight que me levou à resolver o problema, e assim achar alternativa viáveis à condição de mercado favorável aos produtos com que trabalho, possibilitando à expansão do capital financeiro.
O capital financeiro em si, não representa sustentabilidade em pequeno e médio prazo. Porém, agregando-se ao capital intelectual, de forma planejada, poderá ser multiplicado a partir da competência dessas duas vertentes.
Toda Vida, é resultado dinâmico de Transformação. Assim o Gestor de Pessoas, precisa transformar seus Recursos Humanos em Capital Intelectual, pensando na vitalidade empresarial de médio a longo prazo.
Aos funcionários, cabe melhorar sua produção, a partir de sua expansão intelectual, visando manter sua empregabilidade e assim acompanhar os desafios da organização.
A Empresa deve remunerar com honestidade e transparência, refletindo sua real condição financeira, atraindo no mercado de recursos humanos, forte capital intelectual, potencializando seu processo seletivo, com uma demanda de bons candidatos, que visam estar trabalhando em empresas que possibilitam o crescimento cognitivo e bem estar material, gerando qualidade de vida.


Observe o exemplo da Rede Globo de Televisão com o Slogan de RH: “os melhores na Globo”.
Assim para conseguir ter uma Gestão de Pessoas que eleve o crescimento e consequente Sucesso, as empresas devem, dispor de uma política de treinamento anual, ampliando a área cognitiva, diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados, e assim estimular o Capital Intelectual demonstrando interesse no avanço acadêmico de ensino superior dos funcionários. Para isso, deve-se solicitar anualmente o curriculum vitae de todos que compõe o quadro de Recursos Humanos da empresa, visando promover os mais aptos a partir da soma de esforços empresarial e pessoal.
Uma política de Gestão de Pessoas justa, visa valorizar o esforço vivido diariamente pelos funcionários, sem isso, alguns solicitam seu desligamento ao perceberem que não adianta seu investimento intelectual, visto que a empresa promove apenas pessoas que possuem perfil de agrado pessoal do líder da área.
Objetivando impedir essa questão, a empresa deve ter um instrumento que legitima as promoções funcionais, provida da área de Recursos Humanos e compartilhada com a liderança da área onde ocorrerá a ascensão funcional. Logo, a Avaliação de Desempenho, quando bem usada, torna-se um instrumento de administração capaz de refletir a condição que permite ou não, uma promoção funcional. Ao proceder dessa forma o gestor de pessoas e os líderes estarão valorizando e estimulando a melhoria intelectual de todos, visando o crescimento do capital intelectual e consequentemente, o Capital Financeiro.
Logo, uma política de cargos e salários bem elaborada, resulta em uma ampla possibilidade de crescimento empresarial, cujo o valor percapto de produção reflita o lastro de potencialidade de mercado ao concorrente e ao cliente. Qualidade tem preço. Não se atinge qualidade de produção, sem bons processos administrativos que direcionem o fazer de cada cargo e remunere sua responsabilidade. Recursos Humanos valorizados são investimentos em patrimônio ativo empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário